Este exercício pode ser feito por alunos a partir do 8º Ano.
Deves classificar as orações destacadas nestes dez exercícios de escolha múltipla.
Instruções simplificadas: Escolhe a opção correta > clica em “Continuar” (10 x) > Clica em “Verificar resultados” > Clica em “Rever todas as respostas”.
Adormeceu mal se deitou porque estava cansadíssima.
A oração em destaque tem uma função sintática relativamente à anterior: é modificador, com valor de tempo. Então, as oração não são independentes (há subordinação).
Já li esse livro que estás a ler, mas não gostei muito.
A oração destacada tem uma função sintática relativamente à primeira: é modificador restritivo do nome. Então, as oração não são independentes (há subordinação). Começa com um pronome relativo e poderia ser substituída por um adjetivo.
Descansou um pouco e já se sentiu melhor.
As duas orações são independentes uma da outra (nenhuma tem uma função sintática relativamente à outra). Cada uma poderia formar uma frase simples. Por isso são coordenadas. A segunda oração acrescenta à primeiro uma ideia de adição. Por isso é coordenada copulativa, sendo a outra coordenada.
Quer queiras quer não queiras , farás o teste amanhã.
A oração destacada acrescenta à anterior uma ideia de alternativa. Por isso é coordenada disjuntiva.
Quando regressou ao Porto, encontrou velhos amigos e contou-lhes as últimas novidades.
A oração a negrito acrescenta à anterior uma ideia de adição. Por isso é coordenada copulativa, sendo a outra coordenada.
Corria como se tivesse asas, mas mesmo assim chegou tarde.
A oração destacada acrescenta às anteriores uma ideia de contraste, oposição. Por isso é coordenada adversativa.
Para não criar problemas, não disse nada e foi para casa.
A oração destacada tem uma função sintática relativamente à outra: é modificador, com valor de finalidade. Então, as oração não são independentes (há subordinação).
Por não haver tempo suficiente , não puderam assistir ao concerto.
A oração destacada tem uma função sintática relativamente à outra: é modificador, com valor de causa. Então, as oração não são independentes (há subordinação).
Tanto sabia Inglês como falava fluentemente Espanhol.
As duas orações são independentes uma da outra (nenhuma tem uma função sintática relativamente à outra). Cada uma poderia formar uma frase simples. Por isso são coordenadas. A segunda oração acrescenta à primeiro uma ideia de adição. Por isso é coordenada copulativa, sendo a outra coordenada.
Ela gosta mais de morangos do que de laranjas.
As orações não poderiam ser independentes (há subordinação). A oração destacada (na qual foi omitido o verbo) contém o segundo elemento de uma comparação.
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Resultados:
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