Este exercício pode ser feito por alunos a partir do 8º Ano.
O desafio consiste em classificar as orações destacadas nas dez frases complexas seguintes, optando entre as múltiplas escolhas.
Instruções simplificadas: Escolhe a opção correta > clica em “Continuar” (10 x) > Clica em “Verificar resultados” > Clica em “Rever todas as respostas”.
Para não criar problemas, não disse nada e foi para casa.
A oração a negrito acrescenta à anterior uma ideia de adição. Por isso é coordenada copulativa, sendo a outra coordenada.
Subiu as escadas e entrou na sala, mas não se sentou.
As orações poderiam formar frases independentes (há coordenação). A oração destacada acrescenta à anterior uma ideia de contraste, oposição. Por isso é coordenada adversativa.
Mesmo sem ter lido o livro, ele conhecia a história.
As orações não poderiam ser frases independentes (há subordinação). A oração destacada exprime uma ideia que contrasta com a ideia apresentada pela outra oração (a subordinante).
Não sabia que o pai já tinha chegado.
A oração destacada tem uma função sintática relativamente à outra: é complemento direto. As oração não são independentes (há subordinação).
Não estava a chover nem havia muito frio.
As duas orações são independentes uma da outra (nenhuma tem uma função sintática relativamente à outra). Cada uma poderia formar uma frase simples. Por isso são coordenadas. A oração a negrito acrescenta à anterior uma ideia de adição. Por isso é coordenada copulativa, sendo a outra coordenada.
Corria como se tivesse asas, mas mesmo assim chegou tarde.
As orações não poderiam ser independentes (há subordinação). A oração a negrito é o segundo elemento de uma comparação estabelecida com a oração anterior.
Embora quisesse, não conseguia vencer a preguiça.
As orações não poderiam ser frases independentes (há subordinação). A oração destacada exprime uma ideia que contrasta com a ideia apresentada pela outra oração (a subordinante).
Sabia que não podia comprar o relógio que estava na montra, porque era muito caro.
A oração destacada tem uma função sintática relativamente à anterior: é modificador restritivo do nome. Então, as oração não são independentes (há subordinação). Começa com um pronome relativo e poderia ser substituída por um adjetivo.
A avó, certamente, não estava em casa, pois a janela estava fechada.
As duas orações são independentes uma da outra (nenhuma tem uma função sintática relativamente à outra). Cada uma poderia formar uma frase simples. Por isso são coordenadas. A segunda oração acrescenta à primeiro uma ideia de causa, explicação ou justificação. Por isso é coordenada explicativa.
Não tínhamos lido o jornal, logo não sabíamos os resultados.
As duas orações são independentes uma da outra (nenhuma tem uma função sintática relativamente à outra). Cada uma poderia formar uma frase simples. Por isso são coordenadas. A segunda oração acrescenta à primeiro uma ideia de conclusão, de dedução lógica.
Verificar os resultados
Resultados:
Rever todas as respostas
Sorry, no results found.
Please repeat the quiz and try different answer combinations.Para rever todas as respostas em conjunto, clicar acima à direita.