Distinguir entre coordenação e subordinação – a partir do 7º Ano

Orações coordenadas e orações subordinadas

Este exercício, sobre distinguir entre coordenação e subordinação, pode ser feito por alunos a partir do 7º Ano.

Coordenação e subordinação: são estes os dois processos de Juntar várias orações numa mesma frase complexa.

De uma forma simples, quando uma das orações tem uma função sintática relativamente à outra, a oração que tem essa função é subordinada e a outra é a subordinante. Essas orações não estão ao mesmo nível, não são independentes uma da outra. Por exemplo, em Vesti a camisola porque tinha frio, a oração porque tinha frio é modificador do verbo Vesti, logo, essa oaração é subordinada e a a outra (Vesti a camisola) é subordinante.

Quando as orações poderiam ser independente uma da outra (formar cada uma delas uma frases simples), são orações coordenadas. Estão ao mesmo nível. Podem estar juntas, mas não precisam uma da outra. Por exemplo, em Subiu as escadas e entrou no salão, cada uma das orações poderia ser uma frase simples (Subiu as escadas. Entrou no salão.) se tirássemos a conjunção que as une  (o e).

Nestes dez exercícios, deves indicar qual é o processo pelo qual as orações das frases se juntam.

Instruções

Instruções simplificadas: Escolhe a opção correta > clica em “Continuar” (10 x) > Clica em “Verificar resultados” > Clica em “Rever todas as respostas”.

 

 

Sentia-se cansada / e sentou-se.
Devia estar bem-disposta, / pois cantarolava baixinho.
Penso / que amanhã teremos bom tempo.
Não sabia / que a vida podia ser tão maravilhosa.
Ora caminhava lentamente / ora desatava a correr como um louco.
Como as portas estão abertas, / podemos entrar.
Quando avistou a mãe / correu para junto dela.
Eras corajosa, / logo não recuaste perante o fracasso inicial.
Sabias a verdade, / mas não a contaste.
Lavar os dentes / é um costume saudável.
Verificar os resultados
Rever todas as respostas