Expressões portuguesas

Expressões portuguesas: na nossa língua portuguesa existem expressões que não é fácil traduzir para outras línguas e cujo significado muitas vezes não é imediato, porque nos obrigam a procurar sentidos não expressos diretamente nas palavras.

Se calhar já todos acabámos por aprender o que significa ter dor de cotovelo ou puxar a brasa à sua sardinha ou dar uma no cravo e outra na ferradura. Mas talvez existam outros que, por não as termos ouvido tantas vezes, têm um significado que ainda nos intriga.

Muitas delas envolvem uma metáfora ou outro recurso expressivo (uma saúde de ferro, ferver em pouca água…). Outras têm relação com acontecimentos históricos (para inglês ver, à grande e à francesa…). Outras não se sabe de onde vêm.

Mas o que aqui temos é a oportunidade de fazer uns exercícios que ajudem em duas coisas: por um lado, avaliar em que nível se está no que respeita ao conhecimento destas expressões e às situações em que cada uma delas se aplicam; por outro lado, descobrir e conhecer expressões que antes não se conheciam.

Tive dificuldade em organizar por anos de escolaridade estes exercícios, e acabei por desistir. Parece-me agora que não há nisso problema algum, pois os dois objetivos podem ser alcançados também assim.

Exercícios com expressões portuguesas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
error: Não.