Este exercício pode ser feito por alunos do 6º Ano e por qualquer aluno de anos seguintes que queira recordar em que consiste este complemento.
A tarefa é apenas perceber se as frases que são dadas têm, ou não, predicativo do sujeito.
Recorda-se que o predicativo do sujeito é uma caraterística dada ao sujeito da frase por meio de um verbo que serve para isso mesmo.
Estes verbos chamam-se verbos copulativos e alguns deles são: ser, estar, permanecer, continuar, parecer. Alguns verbos copulativos podem não ser sempre copulativos, dependendo da frases. Por exemplo, na frase “Ele continuaram o trabalho.” não há predicativo do sujeito; não está a ser dada uma característica ao sujeito, mas o sujeito faz algo”; o trabalho” é o complemento direto.
Se calhar, não é fácil decorar todos os verbos copulativos. Uma boa dica é procurar perceber que estes verbos não significam, nas frases dadas, uma ação do sujeito, mas servem para atribuir uma certa característica. Por exemplo, na frase “O Carlos é alto.” o sujeito (o Carlos) não faz nada. O que se faz é dar ao Carlos uma característica: a altura.
Instruções simplificadas: Escolhe a opção correta > clica em “Continuar” (10 x) > Clica em “Verificar resultados” > Clica em “Rever todas as respostas”.