Exercícios de pontuação

Exercícios de pontuação, porque pontuar bem um texto não é fácil. Para que serve a pontuação? Vamos pensar num ponto de interrogação. Quando, ao falar, se faz uma pergunta, a pessoa com quem estamos a falar percebe que aquela frase é uma pergunta porque nós a dizemos com um certo tom de voz ao finalizarmos a frase. Sucede que num texto escrito não podemos incluir o tom de voz. É por isso que existe o ponto de interrogação, que leva o leitor a perceber que aquela frase é uma pergunta.

O mesmo podemos dizer dos outros sinais de pontuação. Servem para fornecer ao texto escrito certas coisas que os textos falados têm. Por exemplo, uma pausa grande com tom de terminação (ponto final), uma pausa pequena (vírgula), a força (ponto de exclamação).

É conveniente pontuar bem um texto, porque dessa forma nos fazemos entender melhor. Poderia acontecer que quiséssemos dizer uma coisa e, por termos pontuado mal o texto, acabássemos por dizer outra.

A pontuação não é uma coisa assim muito, muito rigorosa. Em parte, depende do gosto da pessoa que está a escrever. Há textos que se podem pontuar de várias maneiras, sendo que nenhuma delas é melhor do que as outras.

Mas existem algumas regras que são aceites habitualmente (por exemplo, não colocar uma virgula entre o sujeito e o seu verbo, ou entre o verbo e o seu complemento direto).

error: Não.