Estes exercícios podem ser feitos por alunos do 8º e 9º Anos.
A tarefa consiste em substituir por pronomes pessoais as expressões destacadas nas frases. Por exemplo: se a frase for “Entregaram-nos os materiais“, a resposta correta será “Entregaram-no-los”.
Instruções simplificadas: Escolhe a opção correta > clica em “Continuar” (10 x) > Clica em “Verificar resultados” > Clica em “Rever todas as respostas”.
Entregaram os documentos ontem ao pai.
A expressão "ao pai" tem a função de complemento indireto; deve ser substutuída pelo pronome "lhe". O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai ficar contraído com o pronome "lhe" (lhe+ os = lhos).
Vão pedir-nos as explicações necessárias.
O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai articular com o pronome "nos", que já fazia parte da frase (nos+ as = no-las).
Não entregaram os documentos ontem ao pai.
A expressão "ao pai" tem a função de complemento indireto; deve ser substutuída pelo pronome "lhe". O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai ficar contraído com o pronome "lhe" (lhe+ os = lhos). A frase está na forma negativa, logo o pronome fica colocado antes do verbo.
Contaram-nos as novidades.
O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai articular com o pronome "nos", que já fazia parte da frase (nos+ as = no-las).
Entregarão os documentos amanhã ao pai.
A expressão "ao pai" tem a função de complemento indireto; deve ser substutuída pelo pronome "lhe". O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai ficar contraído com o pronome "lhe" (lhe+ os = lhos). Como o verbo se encontra no futuro do indicativo, o pronome fica colocado no interior do verbo.
Contar-nos-ia a verdade se fosse corajoso.
O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai articular com o pronome "nos", que já fazia parte da frase (nos+ a = no-la). Como o verbo se encontra no modo condicional, o pronome fica colocado no interior do verbo.
Entregar-vos-á as notas na próxima aula.
O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai articular com o pronome "vos", que já fazia parte da frase (vos+ as = vo-las). Como o verbo se encontra no futuro do indicativo, o pronome fica colocado no interior do verbo.
Explicar-te-ão os motivos quando quiseres.
O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai ficar contraído com o pronome "te", que já fazia parte da frase (te + os= tos).
Não nos contaria a verdade se não fosse corajoso.
O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai articular com o pronome "nos", que já fazia parte da frase (nos+ a = no-la). A frase está na forma negativa, logo o pronome fica colocado antes do verbo.
Não nos contaram as novidades.
O pronome pessoal complemento direto "o, a, os, as" vai articular com o pronome "nos", que já fazia parte da frase (nos+ as = no-las). A frase está na forma negativa, logo o pronome fica colocado antes do verbo.
Verificar os resultados
Resultados:
Rever todas as respostas
Sorry, no results found.
Please repeat the quiz and try different answer combinations.Para rever todas as respostas em conjunto, clicar acima à direita.