You cannot copy content of this page

Subclasses dos verbos

Os verbos têm as suas subclasses, que são as que se seguem. No 5º Ano é preciso distinguir entre verbo principal e verbo auxiliar dos tempos compostos;  no 6º Ano, já se distingue entre verbo principal transitivo e intransitivo, dão-se os dois tipos de auxiliares e também os verbos copulativos; no 7º Ano dão-se todas subclasses.

Verbo Principal

Verbo pricipal é aquele verbo que está sozinho na frase ou, na forma de particípio passado,  acompanhado por um verbo auxiliar dos tempos compostos ou da passiva.

Por exemplo, Ele almoça (vebo principal) na escola.; Ele tem (verbo auxiliar) almoçado (verbo principal) na escola.

  • Verbo Principal Transitivo Direto – Pede um complemento direto. Exemplo: Hoje comemos morangos.
  • Verbo Principal Transitivo Indireto – pede um complemento indireto ou um complemento oblíquo. Exemplo: Escrevemos ao avô.; Gostamos de laranjas.
  • Verbo Principal Transitivo Direto e Indireto – pede um complemento direto e um complemento indireto. Exemplo: Demos uma prenda ao Nuno.
  • Verbo Principal Intransitivo – Não pede nenhum complemento, pois não precisa de ser completado. Exemplo: O bebé já nasceu.

Verbo Auxiliar

  • Verbo Auxiliar dos Tempos Compostos – pode ser o verbo ter ou o verbo haver (menos utilizado em Portugal).  Está antes de do particípio passado de um verbo principal. Exemplo: Tem chovido muito. Já lhe havia dito isso.
  • Verbo Auxiliar da Passiva – é o verbo ser, que se junta ao particípio passado de um verbo principal para construir uma frase na forma passiva. Exemplo: O livro foi escrito por ela.

Verbo Copulativo

É o verbo por meio do qual o predicativo do sujeito atribui uma carcterística ao sujeito. Pode ser: ser, estar, ficar, continuar, permanecer… Ele está doente.